Campanha de doações via imposto de renda

Você sabia que é possível fazer doação de parte do seu Imposto de Renda diretamente para os nossos Projetos?

Doações realizadas diretamente na Declaração do IR

Durante o preenchimento da declaração, é possível destinar parte dos impostos pagos para os nossos projetos, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – FUCONDI – Cotia.

Mesmo quem possui Imposto a Restituir pode participar! Assim, deverá pagar o DARF da doação e o valor doado será acrescido no valor da restituição.

Para quem possui Imposto a Pagar, o valor doado será deduzido do valor do imposto a ser pago.

Ou seja, sua doação será reembolsada por desconto no imposto a pagar ou acréscimo ao imposto a ser restituído.

As doações poderão ser deduzidas até o percentual de 3% do valor total sobre o Imposto de Renda devido na declaração. O valor limite é calculado pelo próprio sistema da receita e você pode alterá-lo respeitando esse limite.

Para que o cálculo seja processado de forma correta, deixe para realizar a doação após preenchimento de todos os demais dados de sua declaração.

Na área Opção pela Tributação: selecione Por Deduções Legais. É fundamental essa escolha para que a dedução seja realizada com sucesso.

Siga então o passo a passo abaixo. As regras completas para Doações Diretamente na Declaração podem ser encontradas dentro do próprio programa IRPF, no seguinte menu:
Ajuda -> Conteúdo -> Fichas de Declaração -> Doações Diretamente na Declaração.

Nosso Projeto

O programa Baú de Histórias tem como foco o desenvolvimento do prazer da leitura em crianças e jovens. Alinhado ao ODS 4 – Educação de Qualidade, o programa busca “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, (…) direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural” (meta 4.7)

A partir de atividades de mediação de leitura, as voluntárias do Instituto ComViver criam um momento especial dentro da rotina escolar, apresentando obras que valorizam a diversidade de gênero, de classe e uma concepção antirracista e decolonialista. As atividades acontecem dentro das escolas parceiras, com a orientação de nossos voluntários, que passam por um denso programa de formação contínuo.

Escolas parceiras:
• EM Crianças de Cotia I
• EM Crianças de Cotia II
• EM Francisco Ferreira (Cotia/SP)
• EM do Bairro Sabia

Contatos e dúvidas

Qualquer valor é muito bem vindo. Se você ainda tem alguma dúvida em relação a esse tipo de doação, ou prefere outras formas e canais de contribuição, entre em contato conosco:

Camila | 11 94641-2501 – instituto@comviver.org

FAQ (Dúvidas Frequentes)